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Vista panorâmica de ALENQUER

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TROÇO Nº 1

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TROÇO Nº 2

REGULAMENTOS RALLY SLOT - 1/32










REGULAMENTO

de

Rally Slot 1/32


Versão 09/2017





ÁREA TÉCNICA




1 - Grupos - N / Super N / A / S1600 / WRC 

São admitidas réplicas de carros participantes em qualquer Rally a contar para os Campeonatos FIA WORLD RALLY CHAMPION e ERC - EUROPEAN RALLY CHAMPION, após o ano de 1991.

2 - RGT ( Rally Gran Turismo )

São admitidas réplicas de carros participantes em Provas FIA GT, BTCC, WTCC, DTM e AJGTC, assim como participantes em Provas de Estrada ( Asfalto ), incluindo Rampas, de acordo com o Anexo 1

3 - Clássicos e Grupo B

São admitidas réplicas de carros participantes em qualquer Rally a contar para os Campeonatos do Mundo e da Europa da modalidade ou ainda Provas de Estrada, ( Giro de Itália / Tour de France, etc. ) assim como Rampas, cuja produção se tenha verificado até ao ano de 1992 ( + 25 Anos ), de acordo com o Anexo 1.

4 - Históricos 65

São admitidas réplicas de carros participantes em qualquer Rally ou Prova de Estrada, até ao ano de 1965, de acordo com o Anexo 1.

5 - Grupo 5

São admitidas réplicas de carros participantes em Provas de Grupo 5, adaptados para Provas de Estrada    ( Asfalto ), incluindo Rampas entre os anos de 1977 e 1982, de acordo com o Anexo 2.

Nota: Excepcionalmente modelos que não participaram em Provas de Estrada e que actualmente se encontram em comercialização, são permitidos participar.

São autorizados todos os fabricantes homologados por empresas ou estabelecimentos comerciais especializados em artigos de SLOT.

6 - Nocturnos SCX

São admitidas réplicas SCX/Scalextric/Educa de carros participantes em qualquer Rally a contar para o Campeonato do Mundo da modalidade nas categorias WRC após o ano de 2000, Grupo N após 1986. RGT, Clássicos até 1987 e Históricos até 1965 de acordo com o Anexo 1.
No Grupo N, WRC e RGT, competem em conjunto ou separados consoante o número de carros que se apresentem à partida para cada prova.
Na categoria RGT é permitido todos os carros de GT, assim como os do Campeonato Alemão, denominado de DTM.
Quanto aos Clássicos e Históricos competem em conjunto ou separados consoante os carros que se apresentem à partida para cada prova.

7 - Carroçarias

As carroçarias têm de estar englobadas na escala compreendida entre 1/30 e 1/34, fabricadas em plástico injectado ou resina e devem conservar todos os elementos e características dos modelos comercializados conforme vêm de caixa, à excepção de alguns pontos que se especifica neste Regulamento.

É permitido:

 A inclusão de elementos meramente decorativos, como faróis suplementares ( sempre em número par ), antenas, rectrovisores, quando estes são separados da carroçaria e escovas limpa vidros.
 A supressão ou anulação dos elementos de luz, como lâmpadas, leds e cabos, bem como os seus suportes.
A alteração do suporte e rebaixamento do aileron traseiro, assim como a supressão dos spoilers dianteiros e deflectores traseiros, só e exclusivamente nos carros da categoria RGT.
A carroçaria não pode ser transparente, sendo pintada de qualquer cor, com ou sem decoração.
Os vidros devem ser de matéria plástica. De lexan só nas categorias Grupo A / Super N / WRC / RGT / Gr. B (B2/B3/B4), Clássicos C2 / Grupo 5.
A aplicação de contra pesos na carroçaria dos Grupo N, a fim de a mesma atingir o peso mínimo.
Nos Históricos 65, Grupo 5 e SCX, a carroçaria tem de ser a original do modelo sem qualquer alteração.

8 - Cockpit

O cockpit ou habitáculo faz parte da carroçaria e deve ser fabricado em plástico injectado, incluindo co-piloto. O original fornecido com o modelo, pode ser substituído por outro de lexan, versão de rally, não sendo obrigatório a sua pintura, mas e só nas categorias de Grupo N, A, Super N, S1600, WRC, Clássicos C2/C3, Grupo B, RGT e Grupo 5.
Cockpit original do modelo obrigatório nos Super N Classe S1, Clássicos Classe C1, Históricos 65, Grupo 5 Classe 5/1 e SCX.
Deve manter a posição original definida pelo fabricante homologado.
Co-piloto obrigatório em todas as categorias e classes, excepto nos Clássicos Classe C1, Históricos 65, RGT da Scalextric/SCX e Grupo 5.

9 - Chassis

Deve ser fabricado em plástico injectado ou resina, conforme o original que o fabricante atribui à carroçaria, sem qualquer modificação, à excepção de;
  Chassis Montecarlo da marca MSC, aplicáveis em carroçarias da própria marca ( WRC e Gr. B).

 Chassis 3D das marcas Sloting Plus, Slot.it, Scaleauto, Atom, Mustang, SRT, KitSlot, Olifer, i3D Slot, 3DSlot, 3DRedSlot e Sataute, aplicáveis aos modelos das marcas Superslot, SCX, FLY, OSC, MSC, Ninco, Spirit, Revell, Avant Slot, Team Slot, Sloter, SRC e outros que venham a ser lançados em 2017, sendo a sua designação de Hybrid.
 .
É possível eliminar deflectores traseiros, quando aplicados directamente nos chassis sem que se tenha de modificar o mesmo. Só aplicável aos modelos da categoria de RGT
.
É possível desbastar os encaixes dos parafusos para melhorar a basculação nos Grupo B Classe B1.
É possível desbastar o furo do patilhão, a fim de ser aplicado um outro disponível no mercado, mas sempre de fabricante homologado.
São permitidas suspensões de marca homologada nos Grupo N, A, Super N, S1600, WRC, Clássicos, Grupo B, RGT e Grupo 5.

10 - Bancada de Motor

São admitidas as existentes nos catálogos dos fabricantes homologados, sem qualquer modificação, tal como os seus acessórios de fixação, sempre que não se tenha que forçar ou modificar o chassis para a sua aplicação. A bancada deve estar ao nível  do plano inferior do veículo. Podem ser de plástico injectado ou metálicas, com a excepção da bancada NSR Inline Refª NCH1201, que poderá ser encurtada a fim de poder ser aplicada no chassis dos Ford GT40 da mesma marca.
Nos SCX, os modelos que tenham de série bancada basculante, a mesma poderá ser colada.
Nos Grupo 5 são permitidas bancadas Slot.it, para além das de série do modelo.

11 - Posição do Motor

Tem de ser a original do chassis do veículo. No caso em que é possivel mudar a posição original, esta é permitida desde que não haja modificação do chassis original, comercializado com o veiculo e coforme as seguintes especificações:

Grupo N - Inline
Grupo A - Inline e Anglewinder
Grupo Super N - Sidewinder, Inline e Anglewinder
S1600 - Inline e Anglewinder
Grupo B - Sidewinder, Inline e Anglewinder
RGT - Sidewinder, Inline e Anglewinder
WRC - Inline e Anglewinder
Clássicos - Sidewinder, Inline e Anglewinder
Históricos 65 - Sidewinder, Inline central e traseiro
Grupo 5 - Sidewinder, Inline e Anglewinder
SCX - Inline


12 Classes



Grupo N

N1 - Motor Inline caixa curta (4x2)
N2 - Motor Inline caixa comprida (4x2)
N3 - Motor Inline caixa comprida (4x4)

Grupo A

A1 - Motor Inline caixa comprida 4x4 / chassis convencional e Hybrid
A2 - Motor Anglewinder  4x4 / chassis convencional e Hybrid

Nota:
Este Grupo pode competir integrado nos WRC


Grupo Super N (S2000)

S1 - Motor Sidewinder caixa curta (4x2)
S2 - Motor Inline e Anglewinder (4x2)
( Nota: Na Classe S2 é permitido modelos Hybrid )


S1600

S3 - Motor Inline (4x2)  Chassis Convencional e Hybrid
S4 - Motor Anglewinder (4x2) Chassis Convencional e Hybrid


WRC

W1 - Motor Inline (4x4)
W2 - Motor Anglewinder (4x4)
W3 - Motor Inline (4x4) Hybrid
W4 - Motor Anglewinder (4x4) Hybrid

(Nota: Nas classes W1 e W2 são permitidos modelos Hybrid.)


RGT

GT1 - Motor Sidewinder
GT2 - Motor Inline
GT3 - Motor Anglewinder
GT4 - Motor Anglewinder - Versão Hybrid

( Nota: Na classe GT3 é permitido modelos Hybrid )


Grupo B

B1 - Motor Sidewinder e Inline caixa curta (4x2)
B2 - Motor Inline e Anglewinder (4x2)
B3 - Motor Inline (4x4)
B4 - Motor Anglewinder (4x4)

( Nota: Nas classes B2, B3 e B4 são permitidos modelos Hybrid )

CLÁSSICOS

C1 - Motor Sidewinder e Inline caixa curta (4x2)
C2 - Motor Inline (4x2)
C3 - Motor Anglewinder (4x2)
( Nota: Nas Classes C2 e C3 são permitidos modelos Hybrid )

HISTÓRICOS 65

H1 - Motor Inline caixa curta
H2 - Motor Inline caixa curta e comprida

SCX

WRC - Motor Inline 4x4
Grupo N - Motor Inline 4x2 e 4x4
Clássicos - Motor Inline 4x2 e 4x4
Históricos - Motor Inline


Grupo 5

5/1 - Motor Sidewinder
5/2 - Motor Inline
5/3 - Motor Anglewinder

13 - Imans

São expressamente proibidos, excepto os próprios indutores do motor. Não é permitida a supressão dos suportes dos imans. Depois de retirado o íman, o suporte deverá ser recolocado no chassis (SCX)

14 - Lastro

Lastro adicional é permitido até 10 Grs, aplicado na parte superior do chassis, nas seguintes categorias:

Grupo Super N, classes S1 e S2
S1600, classes S3 e S4
WRC
Grupo B
Clássicos
RGT
Históricos
Grupo 5

15 - Suporte de Guia

Tem de ser o original do chassis sem qualquer modificação. Estão homologados suportes de guia com sistema de braço basculante. No entanto só em caso deste sistema se encontrar incorporado de origem em alguns dos modelos comercializados pelos fabricantes homologados.

16 - Suporte de Eixos

Tem de ser os originais do chassis sem qualquer modificação. Os modelos equipados de origem com suspensão, a mesma não poderá ser alterada, bloqueada ou excluída. É permitida a mudança de amortecedores nos modelos da Ninco, onde a mesma apresenta 3 níveis de amortecimento.

17 - Suporte da Carroçaria

Fornecido de série sem modificação. Os parafusos podem ser substituídos pelos comercializáveis por outros fabricantes homologados. Mínimo de 2 parafusos.

18 - Transmissão

Deverá manter a mesma característica do modelo montado de caixa, devendo os modelos 4x4 manter a tracção integral. Nos 4x4 é permitido incluir um 2º par de poleias do lado oposto ao original, em matéria plástica, 3D ou metálicas, sempre de fabricante homologado. São permitidas poleias dentadas. É permitido substituir as correias por outra marca sempre de fabricante homologado. São permitidas correias dentadas. Não é permitido qualquer tipo de diferencial.

19 - Pinhão

Gr. N e Históricos H1

Material livre de 9 dentes de fabricante homologado


Gr. Super N / Gr. A /  S1600-S3 / WRC / RGT / Gr. B / Clássicos / Históricos H2 / SCX 

Material e número de dentes livre de fabricante homologado


Grupo 5 / S1600 S4

  Material livre de 9/10 dentes de fabricante homologado



20 - Cremalheira

Gr. N e Históricos H1

Material livre de 27 dentes de fabricante homologado


Gr. Super N / Gr. A / S1600-S3 / WRC / RGT / Gr. B / Clássicos / Históricos H2 / SCX 

Material e número de dentes livre de fabricante homologado


Grupo 5 / S1600 S4

  Material livre de 31 ou 32 dentes de fabricante homologado



21 - Eixos

Obrigatóriamente de fabricantes homologados. É permitido a inclusão de espaçadores para limitar o movimento lateral dos eixos.

22 - Chumaceiras

Obrigatóriamente as de fabricantes homologados.
Devem manter as suas caracteristicas e posição originais.
Podem ser fixadas com cola.
Podem ser excêntricas.
São permitidos os monoblocos da marca Sloting Plus nos modelos da categoria RGT.

23 - Rolamentos

Não permitidos nos:

Grupo N / S1600 / Clássicos - Classe C1 e SCX

Permitidos nos:

 Gr. A / Super N / WRC / RGT / Gr. B / Clássicos C2/C3 / Históricos e Grupo 5

24 - Rodas

São compostas por jante e pneu e podem sobressair da carroçaria na zona dos guarda lamas, 1,25mm para cada lado (total na largura + 2,5mm). As 4 rodas devem apoiar numa superfície plana na posição estática.
Nos Históricos, as rodas deverão estar à face da carroçaria.
Excepções:
Grupo B - Ford RS200, Porsche 959 e Metro 6R4, ambos da marca MSC/SCALEAUTO,classe B4, nos eixos dianteiro e traseiro será admitida uma largura máxima de 61mm, incluindo jante e pneu.

WRC - Subaru Impreza da MSC/SCALEAUTO, classe W2 - Largura máxima dos eixos dianteiro e traseiro será admitida uma largura máxima de 64 mm, incluíndo jante e pneu.

25 - Jantes

Podem ser fabricadas em plástico injectado, teflon ou metálicas (liga leve), idênticas em dimensão e desenho, duas a duas entre as da frente e traseiras, sempre de fabricante homologado.
Nas jantes de liga leve fechadas, é obrigatório a inclusão de tampões.
Nos Históricos 65, as jantes são as plásticas originais ou de liga leve Classics.
Nos Grupo 5, as jantes são as originais de cada modelo conforme vem de série.

26 - Pneus

Deverão ser completamente fabricados em borracha de qualquer marca homologada.
Deverá cobrir totalmente a jante, à excepção dos Grupo 5, onde a medida mínima do pneu nas jantes traseiras é de 18,5x10.
Podem ser recortados, limados e rebaixados desde que possam ser reconhecidos.
Proibido colar os pneus às jantes.
Não podem incluir qualquer tipo de pregos.
É permitido pneus dianteiros Grip Zero ou invernizados com verniz incolor ou preto, em todas as categorias, mas sempre de fabricante homologado.
São permitidos pneus climatológicos ( preto, cinza, azul ) do fabricante Mitoos em provas especificas, não sendo permitidos nos Grupo 5.
Nos Históricos 65, pneus clássicos Ninco e Mitoos em todos os modelos salvo os SCX que podem utilizar pneus convencionais.
É permitido adicionar aditivos nos pneus, no entanto não poderão ir húmidos para o Parque Fechado.
Durante as provas só é permitido limpar pneus com fita cola ou gasolina de isqueiro entre passagens.

27 - Cabos

Livres, mas sempre de fabricante homologado.

28 - Guia ou Patilhão

Podem ser aplicados todos os disponíveis no mercado de fabricantes homologados, desde que para a sua inclusão não haja qualquer modificação ao chassis do respectivo modelo.
Tem de estar na posição original do modelo de série.
É possível rebaixar a parte inferior da guia ou patilhão, no máximo de 1mm, bem como é possivel desbastar o mesmo lateralmente.
Nos SCX é obrigatório o patilhão original.

29 - Patilhas

Livres, mas sempre de fabricante homologado.
Proibido adicionar aditivos tanto em prova como em treinos.

30 - Motor

Livre com um máximo de 25.000rpm/12V - Caixa comprida aberto
Livre com um máximo de 26.000rpm/12V - Caixa curta aberto
Livre com um máximo de 30.000rpm/12V - Caixa curta e comprida fechado
Identificáveis os valores indicados pelo fabricante homologado para todas as categorias e classes, salvo as excepções a seguir indicadas.
Será único, de série e sem qualquer modificação.
Deverá estar selado e qualquer suspeita de manipulação do mesmo, levará à desclassificação do piloto.
Poderá ser suprimido o elemento antiparasita que possa trazer de origem.
Não se pode adicionar ou manipular nenhum elemento eléctrico, electrónico ou mecânico que altere o rendimento do motor.
Nos SCX, os carros que têm o tradicional motor da marca não podem substitui-los pelos Educa.
O eixo pode ser desbastado nos motores Scaleauto e Slot.it, para melhor encaixe nos chassis dos Grupo B classe B1.

Excepções:

Grupo N

 Máximo 21.500rpm/12V (caixa comprida aberta)

Grupo Super N (S2000)

Classe S1 - Máximo 21.500rpm/12V (caixa curta)
  Classe S2 - Máximo 18.000rpm/12V (caixa comprida aberta)


S1600

Classe S4 - Máximo 20.000/12V (caixa comprida fechada)  


CLÁSSICOS

 Classe C1 - Máximo 20.000rpm/12V (caixa curta)
Classe C3 - Máximo 22.000rpm/12V (caixa comprida fechada)

GRUPO 5
 
Classe 5/1 - Máximo 25.000rpm/12V (caixa curta)
Classe 5/2 - Máximo 25.000rpm/12V (caixa comprida aberta)
Classe 5/3 - Máximo 22.500rpm/12V (caixa comprida aberta)

HISTÓRICOS 65 H1


Máximo 20.000rpm/12V.
Motor aberto e fechado, incluindo SCX e SCX/Educa.
O veio do motor Scaleauto SC14B, pode ser incurtado até 2mm, afim de ser aplicado nos modelos Ninco.

HISTÓRICOS 65 H2

Máximo de 18.000rpm/12V em motores de caixa aberta.
Máximo de 22.000rpm/12V em motores de caixa fechada.
Motor Uta da MB Slot de 18.000rpm/12V é permitido só e apenas nos modelos Ninco.

SCX
 

Só são permitidos os motores dos modelos de série.

31 - Efeito Magnético

As medidas máximas admitidas de efeito magnético, são as seguintes em função da posição do motor:

Motores Sidewinder, Inline e Anglewinder

Todas as categorias e classes excepto:

Grupo Super N S1 e S2 / S1600 S4
Clássicos classe C1 e C3
Grupo B classes B1 e B2
RGT
Grupo 5

Medidas Máximas

18 Gr. - MPM (Medidor Potência Magnética) - MSC
11 Gr. - UMS (Unidade Magnética Slot) - Kelvin Ligth
10 Gr. - PMM (Peso Magnético Motor) - Avant Slot

Motores Sidewinder, Inline e Anglewinder

Homologados em:

Grupo Super N Classes S1 e S2
S1600 Classe S4
Clássicos Classes C1 e C3
Grupo B classes B1 e B2
RGT
Grupo 5

Medidas Máximas

14,5 Gr. - MPM (Medidor Potência Magnética) - MSC

8,0 Gr. - UMS (Unidade Magnética Slot) - Kelvin Ligth
7,5 Gr. - PMM (Peso Magnético Motor ) - Avant Slot


Marcas e Modelos de Motores dentro desta especificação:

AVANT SLOT

Républic 20116 - 25.000rpm/14V
Wizard Gold - 25.000rpm/12V
Speed - 23.000rpm/12V

BLACK ARROW

Apache V1.0 - 28.000rpm/12V (caixa fechada)
SIOUX - 22.000rpm/12V (caixa fechada) 

CARTRIX

TX 2.3 - 21.500rpm/15V (caixa fechada)
TX 4 Plus - 20.000rpm/15V (caixa fechada)

EVOTEC

EVO2 - 21.000rpm/12V (caixa fechada)

FLY

De série no Lancia 037 - 18.000rpm/12V

JP SLOT

MM18120 - 20.000rpm/15V (caixa fechada)

MB SLOT

Gnick 021 - 21.000rpm/12V
Gnick 023 - 23.000rpm/12V
FBL 1 - 22.000rpm/12V (caixa fechada)
Krahs - 22.400rpm/12V
Momo - 23.000rpm/12V

MSC

Lightning - 22.000rpm/12V (caixa fechada)
Thunder - 18.000rpm/12V
Thunder 2 - 21.000rpm/12V
Thunder 3 - 18.000rpm/12V
Storm - 20.500rpm/12V

NINCO

NC5 - 20.000rpm/15V
NC6 - 21.000rpm/15V
NC7 - 20.000rpm/15V (caixa fechada)
NC9 - 20.000rpm/15V

NSR

King 17 Baby - 17.000rpm/12V
King 19 Evo3 - 19.000rpm/12V (caixa fechada)
King 21 Evo - 21.400rpm/12V
Shark 20K - 20.000rpm/12V
Shark 22K - 22.000rpm/12V

OSC

M1 - 18.000rpm/12V
M2 - 18.800rpm/12V
M3 - 17.000rpm/12V
M6 - 20.000rpm/12V 

POWER SLOT

PS1
PS3

SCALEAUTO

SC8B - 20.000rpm/12V (caixa fechada)
SC11B - 20.000rpm/12V (caixa fechada)
SC14B - 20.000rpm/12V
SC25 Sprinter 2 - 21.500rpm/12V
SC25 Baby Sprinter - 18.000rpm/12V
SC26 Endurance - 22.000rpm/12V (caixa fechada)
SC27B Sprinter Júnior - 18.000rpm/12V
SC28 Sprinter 1 - 18.000rpm/12V
SC29 Sprinter -JR2 - 22.500rpm/12V

SIDEWAYS

Baby Raptor 17K - 17.000rpm/12V
Raptor 21K - 21.400rpm/12V

SLOT.it

Flat 6 Cx Semi Aberta - 20.000rpm/12V
 Boxer - 21.500rpm/12V (caixa fechada) 
Boxer 2 - 21.500rpm/12V
MX06 - 21.500rpm/12V
MX12 - 19.500rpm/12V
MX15 - 21.500rpm/12V 
MX16 - 23.000rpm/12V

SLOTING PLUS

Rally - 18.000rpm/12V
Speed 3 - 21.500rpm/12V
Speed 5 - 21.500rpm/12V (caixa fechada)
Speed 12 - 21.500rpm/12V (caixa fechada)

SRC

C2 - 26.000rpm/12V

TEAM SLOT

TS 11 Glory - 25.000/14V

THUNDER SLOT

MTMATCH - 21.500rpm/12V 


Método de Medição

Efectuado com motor a frio a 3V (Tolerância de 5%)


32 - Pesos e Medidas

Peso mínimo da carroçaria completa com todos os elementos, cockpit incluído com excepção dos parafusos de fixação da mesma ao chassis:

Grupo N - 25 Grs.
Grupo A - 16 Grs.
Grupo B classe B1 (Lancia 037) - 27 Grs.
Grupo B classe B1 (Lancia Stratos) - 20 Grs.
Grupo Super N / S1600 - 18 Grs.
Clássicos classe C1 - 18 Grs.
Clássicos classe C2 e C3 - 16 Grs.
Grupo B classes B2, B3 e B4 - 18 Grs.
WRC - 16 Grs.
RGT - 16 Grs.
Grupo 5 - 16 Grs.

Peso mínimo do carro completo:

Grupo N - 90 Grs.
Grupo A - 65 Grs.
Grupo B classe B1 (Lancia 037) - 85 Grs.
Grupo B classe B1 (Lancia Stratos) - 75 Grs.
Grupo Super N - 70 Grs.
S1600 - 75 Grs
Grupo B classes B2, B3 e B4 - 70 Grs.
Clássicos - 65 Grs.
WRC - 65 Grs.
RGT - 65 Grs.
Grupo 5 - 70 Grs.

33 - Altura mínima ao solo

Todas as categorias excepto os Históricos 65 e Super N S1

Frente  (Chassis) - 0,50mm
Atrás (Motor) - 1,00mm

Super N - Classe S1

Frente (Chassis) - 0,25 mm
Atrás (Motor) - 0,75 mm

Históricos 65 (Excepto SCX)

Frente (Chassis) - 1,50mm
Atrás (Motor) - 2,00mm

 SCX - Todas as Categorias

Frente (Chassis) - 0,25 mm
Atrás (Motor) - 0,75 mm


34 - Sistema de Luzes

Obrigatório o original do modelo nos SCX, podendo no entanto substituir as patilhas de contacto por fios para melhorar a basculação da carroçaria e evitar percas de contacto eléctrico.



35 - Disposições Gerais

Omissões sob a supervisão da Organização, todos os aspectos ou normas não contempladas no presente Regulamento Técnico, serão consideradas de carácter livre.
Alterações ao presente Regulamento, poderão ser efectuadas a qualquer momento, tudo dependendo de novos produtos de slot que surjam no mercado especializado através dos fabricantes homologados, assim como todas aquelas que se achem oportunas e necessárias ao nível técnico, sempre com uma antecedência de 5 dias antes de qualquer prova.





ANEXO 1



MODELOS HOMOLOGADOS




WRC
(Inclui S2000 4x4)


Citroen Xsara WRC (2001-2006)
Citroen C4 WRC (2007-2010)
Citroen DS3 WRC (2011- )
Ford Escort WRC (1997-1998)
Ford Focus RS WRC (1999-2010)
Ford Fiesta RS WRC (2011- )
Hyundai Accent WRC (2000-2003)
Hyundai i20 WRC (2014- )
Mini John Cooper Works WRC (2011- )
Mitsubishi Lancer Evolution WRC ( 2001-2002)
Mitsubishi Lancer WRC (2004-2005)
Peugeot 206 WRC (1999-2003)
Peugeot 207 4WD (2006-)
Peugeot 307 WRC (1997-1999)
Seat Cordoba WRC (1998-2000)
Skoda Octávia WRC (1999-2003)
Skoda Fábia WRC (2003-2005)
Subaru Impreza WRC (1997-2008)
Suzuki SX4 WRC (2007-2008)
Toyota Corolla WRC (1997-1999)
Toyota Yaris WRC (2017- )
Volkswagen Polo R WRC (2013- )


Nota: Permitidos chassis 3D de fabricantes homologados


Grupo A 

Ford Escort RS Cosworth
Ford Sierra RS Cosworth
Lancia Delta Integrale
Toyota Celica GT Four ST185

Nota:
Permitidos chassis 3D de fabricantes homologados

  Grupo Super N  4x2 - Classe S1 e S2

Fiat 500 - NSR
Fiat  Grande Punto Abarth - NSR 
Renault Clio - NSR 
Peugeot 207 - Avant Slot 
Citroen Xsara Pro - SCX

Nota:
Permitidos chassis 3D de fabricantes homologados 




Grupo S1600 4x2 - Classe S3 e S4

Citroen Saxo - Ninco
Citroen Xsara - SCX
Citroen DS3 - SCX, Superslot e Carrera
Citroen C2 - SCX  
Fiat Punto - Ninco 
Ford Fiesta - SCX e Superslot 
Hyundai Acent - SCX 
Mini - Superslot
 Opel Corsa - Sloter
Peugeot 306 - Ninco
Renault Clio - Ninco 
Renault Megane - Ninco  
Seat Cordoba Ninco  
Skoda Fabia - Scalextric e Superslot 
Suzuki Swift - SCX
VW Polo - Power Slot  
VW Golf IV - Ninco 

Nota:
Permitidos chassis 3D de fabricantes homologados.

GRUPO B 4x2 - Classe B1

Lancia 037
Lancia Stratos

GRUPO B 4x2 - Classe B2

BMW M1
Ferrari 308 GTB
Lancia 037
Lancia Stratos
Nissan 240 RS
Opel Manta 400
Porsche 911 SC RS
Renault Maxi Turbo
Toyota Celica Twin Cam Turbo

Nota:
Permitidos chassis 3D de fabricantes homologados.

GRUPO B 4x4 - Classes B3 e B4

Audi Quattro - Fly - B3
Audi Quattro - Scx - B3
Audi Sport Quattro - Superslot - B3/B4
Ford RS200 - MSC/SCALEAUTO - B3/B4
Lancia Delta S4 - Scx - B3
Metro 6R4 - MSC/SCALEAUTO - B3/B4
Opel Manta 400 - Avant Slot - B3/B4
Porsche 959 - MSC/SCALEAUTO - B3/B4
Peugeot 205 Turbo 16 Evo - OSC - B3/B4

Nota:
Permitidos chassis 3D de fabricantes homologados.

CLÁSSICOS - Classes C1, C2 e C3

BMW M1 - C2/C3 
BMW 2002 TII - C2
De Tomaso Pantera - C1/C2/C3
Ferrari 208 GTO Evoluzione - C2
Ferrari 308 GTB - C1/C2
Ferrari 365 GTB/4 - C1/C2/C3
Ferrari F40 - C1/C2/C3
Fiat 124 Spyder - C2
Fiat 131 Abarth - C2/C3 
Ford Capri RS - C1/C2
Ford Escort RS - C2 
Ford Sierra RS - C2
Ford GT40 MKI e MKII - C1/C2
Lancia 037 - C1/C2/C3
Lancia Stratos - C1/C2/C3
Nissan 240 RS - C2
Opel Manta 400 - C2/C3
Porsche 911S - C1
Porsche 911 SC RS - C2
Porsche 914/6 - C1/C2
Renault Maxi Turbo - C1/C2
Talbot Sumbeam  Lotus - C2
Toyota Celica Twin Cam Turbo - C2

Nota:
Permitidos chassis 3D de fabricante homologado


HISTÓRICOS 65

FLY

Ferrari 250 LM

MRRC

AC Cobra
Ferrari 250 GTO

NINCO

AC Cobra
Austin Healey
Chevrolet Corvette
Ferrari 166 LM
Jaguar XK120
Jaguar E-Type
Porsche 356
Porsche 550

PINK CAR

Volkswagen Beetle
Austin Healey
Ferrari 250 GTO
Citroen 2 CV

REVELL

Chevrolet Corvette
Jaguar E - Type
Porsche 550
Ford Cortina Lotus
Simca Rally
NSU TT
Mercedes 220 SE
Mercedes 300 SE

REPROTEC

AC Cobra
Fiat 600 Abarth
Seat 600 Abarth

SCALEXTRIC / SCX / Educa

Jaguar E-Type
Jaguar E-Type Cabrio
Fiat 600 Abarth
Fiat 1000 Abarth
Seat 850
Mini Cooper
Renault 8 Gordini
MG A
Citroen 2 CV
Citroen DS 19
Renault 4 L




RGT ( Rally Gran Turismo )



BLACK ARROW

Aston Martin DBR9 - GT2/GT3
Ferrari 458 Itália - GT3
Lamborghini ( Black Bull ) - GT3

CARRERA

Ferrari 458 Itália - GT2/GT3
Mercedes SLS - GT2/GT3

FLY Car Model / GT Track

BMW M1 - GT2/GT3
Dodge Viper GTS-R - GT3
Porsche 911 GT1 - GT3

MB SLOT

Ferrari 430 - GT2

MR Slot Car

McLaren F1 - GT3

NINCO

Audi R8 - GT3
BMW M3 - GT3
Ferrari 360 Modena - GT3
Ford GT - GT3
Lamborghini Gallardo - GT3
Lamborghini Murcielago - GT3
Mercedes CLK GTR - GT3
Mercedes SLS - GT3
Porsche 997 - GT3
Renault Megane Trophy - GT3 (Todas as versões)

NSR

Audi R8 - GT3
Aston Martin Vantage - GT3
BMW Z4 E89 - GT3
Chevrolet Corvette C6R e C7R- GT3
Porsche 997 - GT3

POWER SLOT

Nissan 350 Z - GT3

PROSLOT

Ferrari 360 Modena
Porsche 911 GTR3 Rs

SCALEAUTO

AUDI R8 - GT3
BMW Z4 - GT2/GT3
Corvette C7R - GT3
Honda HSV 010 - GT2/GT3
Mercedes SLS - GT2/GT3
Pagani Zonda - GT2/GT3
Porsche 911/991 - GT2/GT3
SRT Viper GTS/R - GT1/GT2/GT3

SIDEWAYS by RACER

Lamborghini Huracan - GT3

SLOT.it

Alfa Romeo 155 V6TI - GT2
McLaren F1 - GT2 e GT3
Opel Calibra V6 - GT2

SPIRIT

Peugeot 406 Silhouette - GT3

SCALEXTRIC / SCX

Audi RS5 - GT3
Aston Martin DBR9 - GT2
Aston Martin Vantage - GT2
Chevrolet Corvette C6 - GT2
Ferrari 360 Modena - GT2
Lamborghini Gallardo - GT2
Mercedes AMG C Coupé - GT2
Porsche 911 RS - GT2
Porsche 997 RS - GT2
Renault Megane Trophy - GT2
Renault Sport RS01 - GT2/GT3
Seat Leon - GT2

SUPERSLOT

Bentley Continental - GT3
McLaren P1 - GT3
McLaren MP4 12C - GT3

Nota:
Permitidos chassis 3D de fabricantes homologados


GRUPO 5


FLY

Ford Capri Turbo
Lancia Beta Montecarlo

SCALEAUTO

BMW M1
Porsche 935J
Porsche 935/77

SIDEWAYS by RACER

BMW M1
BMW 320
Ferrari 512 BB
Ford Capri Turbo
Ford Mustang Turbo
Lancia Stratos Turbo 
Lancia Beta Montecarlo
Porsche 935/77A
Porsche 935/77
Porsche 935/78
Porsche 935/K2



NOCTURNOS SCX

WRC

Citroen Xsara
Citroen C4
Citroen DS3
Ford Escort WRC
Ford Fiesta
Hyundai Accent 
Mitsubishi Lancer
Peugeot 206
Peugeot 307
Seat Cordoba
Skoda Octávia
Skoda Fabia
Subaru Impreza

GRUPO N

Lancia Delta HF Integrale 4x4

CLÁSSICOS

Alpine A110
Fiat 131 Abarth
Fiat 124 Spyder
Ford Escort MKII
Ford Sierra Cosworth 4x2
Lancia Delta S4
Renault 5 Maxi Turbo
Seat 1430
Talbot Sumbeam Lotus

HISTÓRICOS

Citroen DS 19
Fiat 1000 Abarth
MG A 1500
Mini Cooper
Renault Gordini
Renault 4L

RGT

Audi TT
Audi RS4 e RS5
Audi R8 LMS
Aston Martin DBR9
Aston Martin Vantage
Chevrolet Corvette C6R
Chevrolet Corvette C7R
Mercedes AMG C Coupé
Mercedes SLS GT3
Morgan Aero 8
Morgan Aero R
Porsche 911 GT3
Renault Megane Trophy
Renault RS 01 Sport
Seat Leon





ÁREA DESPORTIVA

2017




1 - DEFINIÇÃO

Temporada de Rally reservado a Slot Cars nas escalas compreendidas entre 1/24 e 1/32, de acordo com o Regulamento Técnico em permanente actualização, a serem disputadas na Tertúlia Rally Slot de Alenquer.

2 - ORGANIZAÇÃO

A Organização está a cargo da CARTA MOTORSPORT

3 - INSCRIÇÕES

Todos os pilotos participantes deverão fazer a sua Pré Inscrição através dos meios de comunicação à sua disposição, com uma antecedência de pelo menos 48 Horas das respectivas Provas, por questões de ordem logística.
A participação implica a aceitação do Regulamento em vigor.

4 - PROVAS

A temporada será composta por todas as Provas que vierem a estar incluídas no Calendário.
Prova Nocturna (Sextas Feiras) - Inicio 21 Horas
Prova Diurna (Sábados) - Início 15 Horas
O espaço denominado  Tertúlia de Rally Slot de Alenquer, está disponível às Terças, Quintas e Sextas Feiras, das 21,30 Horas às 23,30 Horas na semana de Prova ao Sábado.
Na semana de Prova Nocturna à Sexta Feira, o mesmo estará disponível às Terças, Quartas e Quintas Feiras, no mesmo horário 21,30H-23,30H.

5 - TROÇOS

As Provas serão realizadas em dois Troços com calhas de plástico da marca NINCO (asfalto).
Os Troços estão à disposição dos pilotos para  treinos na sua versão definitiva na semana da Prova.
Não é permitido qualquer produto aditivo no Troço e os modelos deverão obrigatóriamente a entrar em competição com os pneus secos.
Durante a Prova, a limpeza de pneus será efectuada só e apenas com fita cola ou gasolina de isqueiro.

6 - ALIMENTAÇÃO

O sistema de alimentação é da marca DS de voltagem variável em transformadores de 3 AMP. A regulação da voltagem durante a Prova é da inteira responsabilidade de cada piloto participante.

7 - CRONOMETRAGEM

O sistema de cronometragem é constituído por sistema operativo DS.
Haverá informação permanente durante o desenrolar da Prova, dos tempos efectuados por cada piloto e a sua posição na tabela classificativa.
No final de cada Prova será divulgada a classificação final por categoria e classe.

8 - CONECÇÃO à PISTA

O sistema de ligação ao Troço, será constituído por caixa Stop&Go da DS para fichas de 3mm ou caixas compactas da mesma medida.

9 - COMANDOS

São permitidos comandos analógicos ou electrónicos de fabricantes homologados.
Não são permitidos comandos artesanais.
É da inteira responsabilidade do participante o bom funcionamento do respectivo comando.
Em caso de avaria a responsabilidade será do participante, podendo ser substituído por outro, caso não seja possível será  averbado o tempo máximo de passagem do respectivo Troço o qual será definido pela Organização prova a prova.

10 - RALLY

Cada Rally será disputado em calha de plástico da marca NINCO.
Para equiparar aos troços de neve ou terra, poderão ser utilizados pneus climatológicos a fim de dar ao piloto a sensação de estar a utilizar troços de diferente aderência.
Outra situação que poderá ser posta em prática pela Organização será a seguinte:
No dia de Prova se estiver a chover, poderão os pilotos ser obrigados a utilizar pneus de chuva no trem traseiro. No entanto o piloto pode começar com pneus de seco e acabar com pneus de chuva, como começar com pneus de chuva e acabar com pneus de seco.
Os pneus de seco serão de qualquer marca de fabricante homologado, já os de chuva terão de ser obrigatóriamente os comercializados pela marca Mitoos.
A substituição será sempre no intervalo entre troços e será obrigatória esta operação executada na zona do Parque Fechado.
Proibição de substituição de rodas durante a Prova.
As provas terão no mínimo 2 e no máximo 4 passagens por Troço.
Por troço serão definidas pela Organização prova a prova o número de voltas dadas ao mesmo.
A ordem de partida para cada prova estará sempre ao critério da Organização.
Cada piloto tem ficha própria de participação por categoria, para que a Organização ou elemento(s) designados por esta, possam adicionar os tempos efectuados e possíveis penalizações.
Os tempos serão introduzidos num software de controlo da marca DS, alinhando automáticamente a ordem de classificação.
Em caso de avaria de qualquer equipamento de cronometragem, o piloto repetirá o troço que estava a disputar.

11 - TEMPORADA

As temporadas será constituídas no mínimo de 3 e no máximo de 4 Provas por categoria ou também Provas por etapas  ( Gr. 5 ).

12 - PARTICIPANTES e MODELOS

Os participantes serão pilotos e obrigatóriamente pistadores segundo regras implementadas pela Organização, ou seja quando não estiver na condição de piloto terá de pistar os restantes pilotos do seu tabuleiro.
Cada tabuleiro terá o número mínimo de 4 e o máxima 6 pilotos.
Quanto aos modelos, os pilotos poderão diversificar prova a prova, no entando cumprindo a categoria e classe com que iniciou a temporada.
Os modelos entrarão em Parque Fechado após as verificações técnicas e devolvidos aos seus proprietários após o final da Prova.

13 - PISTADORES

A função de pistador é recolocar na calha correspondente, qualquer modelo que se despiste no respectivo troço onde está a pistar.
Caso o pistador recoloque o modelo fora do local do despiste, o mesmo receberá advertência por parte da Organização e em caso de repetição da sua actuação virá a ser penalizado.
Os pistadores terão a obrigação de informar a Organização por qualquer conduta menos própria e anti desportiva que tenham presenciado no desenrolar da prova.

14 - VERIFICAÇÕES TÉCNICAS

As verificações serão só e sempre efectuadas pela Organização que avaliará a conformidade de cada modelo com os Regulamentos Técnicos.
As verificações iniciais serão efectuadas desde o exterior do modelo, sem abertura do mesmo, sempre numa de pedagogia e alertando para eventuais não conformidades visíveis do exterior.
Todos os modelos serão verificados no inicio da prova, sem excepções.
Após a verificação técnica as características do modelo não podem ser alteradas.
Em qualquer momento da Prova a Organização poderá interromper a mesma para verificação adicional, caso haja qualquer tipo de suspeita por parte da Organização ou de algum participante assim como no final da Prova.


15 - PARQUE FECHADO

Todos os modelos entram em Parque Fechado após as verificações técnicas e não poderão ser retirados sem permissão por parte da Organização da prova.
Durante a prova será permitida a reparação do modelo em caso de avaria mas sempre com o tempo do troço a contar.
Limpeza de pneus dentro e só na zona do Parque Fechado entre passagens pelos troços.
No final da Prova os modelos serão devolvidos aos seus proprietários, salvo verificação adicional.


16 - PENALIZAÇÕES



1 - Após a tomada de tempo, sair da calha - 10 Segundos
2 - Assistência fora da zona do Parque Fechado - 10 Segundos
3 - Altura ao solo não conforme - 20 Segundos
4 - Peso da Carroçaria não conforme - 20 Segundos
5 - Abertura de carro sem autorização - Desclassificação
6 - Motor não conforme com o regulamento - Desclassificação
7 - É permitida a limpeza de pneus, afinação exterior de suspensões e basculação de carroçaria, só entre passagens pelos troços.
8 - Se o mesmo carro for utilizado por mais que um piloto, procede-se da mesma forma, só entre passagens pelos troços.
9 - O não cumprimento do estipulado nas alineas 7 e 8 - 10 Segundos
10 - Recolocação do modelo por parte do pistador fora do local de despiste e após a primeira advertência - 5 Segundos para o piloto infractor
11 - Uso de imans sem ser os do motor - Desclassificação
12 - Rodas da frente que não toquem na placa de verificação - 10 Segundos
13 - Uso de aditivos nos pneus e patilhas durante a prova - Desclassificação
14 - Substituição de componentes no modelo, durante a prova sem autorização da Organização  Desclassificação

15 - Beber, comer, fumar, ou falar ao telemóvel na zona de pilotagem ou pistagem - Após a primeira advertência por parte da Organização - 20 Segundos
16 - Comportamento anti desportivo - Desclassificação
17 - Estragos verificados por negligência nas instalações e material logístico da Tertúlia - Exclusão da prova e pagamento dos estragos verificados.


16 - PROVAS e CLASSIFICAÇÕES


A definir temporada a temporada

1º Classificado de cada classe - 25 Pontos
2º Classificado de cada classe - 24 Pontos
ETC.


MÍNIMO de 2 CARROS POR CLASSE
MÍNIMO PARTICIPAÇÂO NAS PROVAS PONTUÁVEIS





18 - POWER STAGE


No último troço do Rally, é disputada a denominada POWER STAGE que premiará com mais 5, 4, 3, 2 e 1 ponto, os cinco melhores tempos da classe no respectivo troço em todas as categorias excepto os Gr. 5 e Clássicos.

19 - REGULARITY of TIME

No " Giro de Alenquer " destinado aos Grupo 5 e Clássicos, no último troço é disputado o tempo por regularidade, que premiará com mais 5, 4, 3, 2 e 1 ponto conforme os que menos penalizarem  no dito troço.Os pilotos terão como troço padrão a primeira passagem pelo troço 2. Na última passagem deste mesmo troço, os pilotos terão de fazer o tempo mais aproximado possível ao padrão. Se fizerem superior conta o tempo extra, se for inferior conta o tempo extra a dobrar.

Exemplo 1:
Tempo do piloto na primeira passagem do troço considerado padrão: 54,000s
O piloto fez na última passagem do troço 54,250s - penaliza 0,250s
O piloto fez na última passagem do troço 53,750s - penaliza 0,500s

Exemplo 2:
 1º Piloto penaliza 0,250s - 5 Pontos
2º Piloto penaliza 0,500s - 4 Pontos
3º Piloto penaliza 0,600s - 3 Pontos
Etc.




20 - PRÉMIOS


A definir temporada a temporada



21 - PILOTOS/CHALLENGE


Todos os pilotos que realizem 75% das provas da temporada, ou seja 18, têm direito a TROFÉU, consoante a sua classificação final.
Restantes - MEDALHA


22 - EQUIPAS/CHALLENGE


A definir temporada a temporada

Nota:
Conta para classificação as melhores pontuações de dois pilotos por prova.


23 - Direitos da Organização

A organização reserva-se ao direito de ampliar, alterar ou modificar o presente Regulamento Desportivo, assim como alterar o desenrolar das provas, informando tal facto no blogue da Tertúlia sempre com 10 dias de antecedência da próxima prova a realizar..
A Organização reserva-se ao direito de interditar a presença nas instalações de participantes ou seus acompanhantes, desde que comprometam o bom desenrolar das provas.
As instalações da ALENQUER SLOT -  Tertúlia de Rally, é um espaço privado, reservando-se o direito de admissão.





Versão 09/2017








































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