sexta-feira, 19 de abril de 2013

RALLY NOCTURNO SCX


Caros slotistas

 Julho de 2013, com data a designar (sexta -feira), vai-se realizar uma prova extra Campeonatos da Tertúlia mas com inclusão no Ranking, designada Rally Nocturno SCX.
Todos os modelos e classes da SCX, com os devidos sistemas de iluminação, poderão participar nesta prova.
Faremos uma recolha de opiniões e disponibilidade por parte dos pilotos quanto à data.
Os pilotos que não dispõem de carro, terão à disposição carros da organização, bastando escolher o que mais lhe convier.
Por um lado será uma prova de descompressão. após o primeiro semestre de 2013, por outro, uma novidade para muitos pilotos frequentadores da Tertúlia.
Como alguns de nós sabemos, os SCX têem uma condução muito própria, ou seja, apuro e paciência.

Prémios

1º Lugar Gr. N/Super N
1º Lugar Clássicos
1º Lugar S 1600
1º Lugar Históricos





















Saudações

sábado, 13 de abril de 2013

CRITÉRIO DA TERTÚLIA 2013

Caros slotistas

Disputou-se a 4ª Prova do Critério, onde englobava duas categorias, Citroen C4 e Grupo B com as suas respectivas classes.
Nos C4 e Consagrados A, Nuno Covão da BIPBIP Slotsport, viria a vencer com autoridade, seguido de José Carta da Carta Motorsport e de seu filho Covão Júnior também da BIPBIP.
Nos Consagrados B, Bruno Francisco da Carta Júnior Team, venceu e convenceu, seguido de Edmundo Silva da BIPBIP e de Luis Sampaio da Sampaio,s Team.
Nos Grupo B, mais uma vez Nuno Covão venceu, tripulando um muito bem preparado Opel Manta 400 da Avant Slot, seguido de José Carta no seu velhinho BMW M1 da Fly Racing com motor inline e de Ricardo Vitor em Ford Rs200, que ficou a apenas 472 milésimos de José Carta, mostrando que mesmo sem treinar não perde o dedo.
Uns furos abaixo do seu real valor, esteve Tiago Carta, que últimamente não se tem dedicado tanto ao Rally Slot, como em outras ocasiões.
Bruno Matos esteve dentro das suas normais perfomances, conseguindo uma regularidade dentro do normal.
Diogo Silva tem vindo a subir de prova para prova, o que é de louvar.
Nos Consagrados B, Bruno Francisco volta a vencer, seguido de Luis Sampaio e David Guerreiro.
Em resumo, Nuno Covão e Bruno Francisco estiveram ao seu mais alto nível, cada um no seu patamar.

Resultados da Prova


Classificação C4 




Classificação Grupo B



Classificação Final




Ranking 2013




Saudações

sexta-feira, 12 de abril de 2013

GRUPO B - Tertúlia Rally Slot de Alenquer

LISTA de VIATURAS HOMOLOGADAS em 2013

Tracção 4x2

Bmw M1 - Classes B1 e C2
Ferrari 308 GTB - Classes B1 e C2
Lancia 037 - Classes B1 e C1
Nissan 240 Rs - Classes B1 e C2
Opel Manta 400 - Classes B1 e C3
Porsche 911 Sc Rs - Classes B1 e C2
Renault 5 Maxi Turbo - Classes B1 e C2
Talbot Sunbeam Lotus - Classe B1 e C2
Toyota Celica Twin - Cam Turbo - Classes B1 e C3

Tracção 4x4

Audi Quatro - Classe B2
Ford Rs 200 - Classe B2 ou B3
Lancia Delta S4 - Classe B2
Metro 6R4 - Classe B2 ou B3
Porsche 959 - Classe B2 ou B3
Peugeot 205 T16 - Classe B2

Nota Importante:

Os Grupo B 4x2 podem competir também em Clássicos dentro das suas respectivas classes.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

CHASSIS PRS

Caros slotistas

Já se encontra disponivel no mercado, os novos chassis em aluminio/ergal 1/32 da marca italiana PRS, com aplicação nos Ferrari 458 Itália e Mercedes SLS da Carrera.
Uma mais valia para engrossar o parque de NGT, numa nova classe (NGT4).
O seu preço será próximo dos 40 €, parece à primeira vista exagerado, mas não nos esqueçamos que se trata de um chassi em materiais diferentes do habitual para a escala 1/32.










Saudações

sábado, 6 de abril de 2013

TROFÉU "AUDI R8" - 2ª PROVA

Caros slotistas

Decorreu na Tertúlia mais uma prova deste Troféu, com onze pilotos a responderem à chamada.
José Carta vence 8 dos 9 troços, tripulando um Audi R8 NSR, seguido de Nuno Covão e Covão Júnior, ambos pilotos da BIPBIP Slotsport.
Bruno Matos faz 4º e o surpreendente Bruno Francisco chega em 5º e ganhando os Consagrados B.
Manuel Sampaio fez uma prova tranquila, obtendo o 6º lugar.
Tiago Carta em dia não, não se entendendo com o seu NSR, faz um modesto 7º Lugar.
Luis Sampaio em 8º impôs-se a David Guerreiro que faz um 9º.
Em 10º fica José Sampaio seguido de Vitor Carvalho.
Notaram-se inúmeras ausências, uns por motivos pessoais e outros por profissionais.
Em termos de Troféu, José Carta lidera, seguido de Nuno Covão a apenas 2 pontos.






Saudações

sexta-feira, 5 de abril de 2013

REMODELAÇÃO

Caros slotistas

Ao contrário do anunciado, os troços actuais só estarão disponíveis até dia 13 do corrente mês, a quando da realização da prova do Critério para os Grupo B e C4.
A partir dessa data, iniciar-se-á  a alteração de dois dos  troços assim como outros pormenores.
Por esse motivo a Tertúlia estará encerrada até data a anunciar.
Quando tudo estiver nas devidas condições, vos informaremos.

Saudações

quinta-feira, 4 de abril de 2013

NOVIDADE Grupo B - PRÓXIMAMENTE





Caros slotistas

Muito em breve estará disponivel no mercado especializado, para aquisição em unidades limitadas, o Peugeot 205 T16 Evo 1 da nova marca de slots OSC.
Trata-se do carro pilotado por Ari Vatanen no Rally de Montecarlo em 1985 e pronto a competir nas provas da Tertúlia na categoria de Grupo B, classe B2, pois trata-se de um Inline 4x4.
Poderá ser uma surpresa.
Vamos esperar pelos primeiros testes que a Carta Motorsport irá brevemente efectuar com o carro a ser tripulado por José Carta, piloto que este ano optou por algumas classes secundárias, nomeadamente nesta Categoria, B1 e B2 alternadamente.
Será uma mais valia para engrossar o nosso parque fechado de Gr. B.
Passamos a mostrar alguns pormenores do referido carro:





Caracteristicas Técnicas:

Comprimento - 121 mm
Largura - 59,5 mm
Altura - 43 mm
Peso total sem lastro - 89,5 Gr
Peso da carroceria - 26 Gr
Peso do Chassis - 63,5 Gr
Distancia entre eixos - 80 mm
Distancia entre eixo trazeiro e a guia - 88,5 mm
Guia Smoolh Flow com suspenção
Eixos em aço de 53 mm c/tratamento antifricção
Diametro dos eixos - 2,37 mm
Chumaceiras em latão com separador
Tracção 4x4 por correia
Transmissão com relação 9x27
Jantes de liga leve de 16,2 mm
Pneus dianteiros de 9,2 Ultragrip
Pneus traseiros de 10,2 Ultragrip
Suspenção independente regulável em dureza
Opção de colocação de lastro
Motor caixa larga OSC de 18000 rpm/6 Gr UMS
Posição Inline
Carroceria e chassis em plástico

sábado, 23 de março de 2013

CRITÉRIO DA TERTÚLIA

Caros slotistas

Decorreu a 3ª Prova deste Critério.
Primeiro foram os Grupo Super N.
Após a primeira passagem, Nuno Covão liderava, seguido de Covão Júnior a 0,248s e Filipe Loureiro a 1,691s.
Finda a 2ª e última passagem, Nuno Covão vence, seguido de Filipe Loureiro e Covão Júnior, todos eles em Subaru Impreza MSC.
Nos Consagrados B, Bruno Francisco vence, seguido de Luis Sampaio.
A seguir vieram os Clássicos.
Após a 1ª passagem, Covão Júnior liderava, seguido de Nuno Covão e José Carta.
No términus da prova de Clássicos, Covão Júnior vence, seguido de seu pai Nuno Covão, ambos em Ferrari F40 Slot.it.


Resultados Oficiais


Grupo N/Super N



Clássicos



Classificação Critério



Ranking 2013








Prova disputadíssima em ambas as categorias.
Na actualidade os pilotos da BIPBIP Slotsport, Nuno Covão e seu filho Covão Júnior estão embatíveis.
Vamos ver nas próximas provas a resposta por parte dos pilotos de ponta da Carta Motorsport, Filipe Loureiro, Bruno Matos, Tiago Carta, Igor Reis e Ricardo Vitor.
Pilotos cada vez mais empenhados em melhorar as suas perfomances, que o diga o Diogo Silva, sempre a subir de prova para prova.
Grande referência para os Consagrados B, grande luta entre Luis Sampaio, Bruno Francisco e David Guerreiro.
Notou-se a ausência de pilotos que nos acostumaram à sua presença, são eles o Vitor Carvalho, José Júlio Azevedo e Igor Reis entre outros.
De realçar o regresso às provas da Tertúlia, do nosso amigo sempre bem disposto " El Almirante "  João Caria.

Saudações


sábado, 9 de março de 2013

CAMPEONATO "NGT" 2013

Caros slotistas

Disputou-se hoje na Tertúlia a 2ª Prova deste Campeonato.
Treze pilotos à partida, 10 Consagrados A e 3 Consagrados B.
Quanto aos modelos em competição, foram eles em NGT3, Mercedes SLS, Pagani Zonda, BMW Z4, Ford GT, Audi R8 e em NGT2 o Aston Martin DBR9 da Black Arrow.
Após a primeira passagem pelos 3 troços, Nuno Covão já liderava, seguido de Covão Júnior e do surpreendente Igor Reis.
À segunda passagem, Nuno Covão alargava a sua vantagem, mas estavam 3 pilotos a menos de 1 segundo, Covão Júnior, Filipe Loureiro e Igor Reis.
A seguir vinha Bruno Matos, estreando o Ford GT, com um andamento bastante bom no troço 1 e 3, mas cometendo alguns erros no troço 2, por sinal o mais rápido e mais indicado para o seu carro.
José Carta com o seu Aston Martin da Black Arrow, aguentava o 6º lugar mas já assediado pelo seu filho Tiago Carta com o Audi R8 da Nsr e Ricardo Vitor, também estreando a sua nova montada, o BMW Z4.
Nos Consagrados B, Luis Sampaio impunha-se com autoridade sobre Bruno Francisco e David Guerreiro.
Diogo Silva, também ele estreando um BMW Z4, fez uma prova razoável de trás para a frente, terminando em 9º lugar.
Edmundo Silva adaptando-se ao seu Porsche 997, fez uma prova de cautelas e reaprendizagem aos andamentos dos seus colegas pilotos.
Em resumo, bela dobradinha dos pilotos da BIPBIP Slotsport, seguidos da armada Carta Motorsport, com Filipe Loureiro a comandar.

Classificações Finais











terça-feira, 5 de março de 2013

HOMOLOGAÇÕES

Caros slotistas

A marca Fly Slot Cars, acaba de lançar o VIPER GTRs, carro este homologado a partir de hoje, pela Tertúlia, na categoria NGT.
O modelo inclui cockpit em lexan, bancada de motor basculante com suspensão e motor caixa larga na posição inline, com uma transmissão 9x27.
Trata-se de um puro NGT2, uma vez que não tem alternativa de alteração de bancada de motor para anglewinder.
Será para já um óptimo adversário do Aston Martin.
Em termos de custo, é bastante acessível, cerca de 50€ na versão de série.
Quanto a alterações, à primeira vista, será a substituição do patilhão e pneus e a adopção do co-piloto.
Ainda não sabemos as especificações do motor de série.







sábado, 23 de fevereiro de 2013

CRITÉRIO DA TERTÚLIA

Caros

Disputou-se a 1ª Prova dos Citroen C4 e dos Grupo B, inseridos no Critério da Tertúlia 2013.
Estreias na classe B1 do Opel Manta 400 da Avant Slot e do Lancia 037 da Ninco.
Os primeiros a ir para os troços, foram os C4.
Três passagens pelos 2 troços existentes.
Após a 1ª passagem, Nuno Covão, liderava, seguido de José Carta, Bruno Matos, Covão Júnior e Filipe Loureiro.
Após 2ª passagem, José Carta, liderava, seguido de Nuno Covão e Bruno Matos.
Terminado, Nuno Covão vence, seguido de José Carta a apenas 0,8249s e Covão Júnior a 2,7959s.
Nos Grupo B.
Após a primeira passagem, Nuno Covão em Opel Manta 400 liderava a prova e a classe B1, seguido de Covão Júnior em Ford RS200 - B3 e Bruno Matos em Ford RS200 - B3
Terminada a prova de Grupo B, a dupla da BIPBIP Slotsport, vence merecidamente, tal foi o andamento  imprimido pelo Nuno Covão e seu filho  Covão Júnior.
Em terceiro ficou Tiago Carta, seguido de Bruno Matos e Ricardo Vitor, todos eles da Carta Motorsport.
Voltando aos C4, a classe C4/1 foi ganha por Filipe Loureiro da Carta Motorsport, seguido de Ricardo Vitor também da Carta Motorsport e David Guerreiro da Carta Júnior Team,
Nos Gr. B, a classe B1 foi para Nuno Covão, seguido de José Carta e Bruno Francisco.
Na Classe B2, Diogo Silva da BIPBIP Slotsport venceu, seguido de Luis Sampaio e José Sampaio, ambos da Sampaio,s Team.
A classe B3 teve como vencedor Covão Júnior, seguido de Tiago Carta e Bruno Matos.
Decorridas as primeiras 4 provas, Nuno Covão lidera os Consagrados A, seguido de Covão Júnior e Tiago Carta.
Nos Consagrados B, Luis Sampaio, lidera, logo seguido de David Guerreiro e de José Sampaio.
Excelente ambiente este vivido nesta tarde de sábado na Tertúlia de Rally Slot de Alenquer " Presépio de Portugal ".
Até à próxima prova.

Classificações Finais








segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

BMW Z4 GT3 Presentation # 1 - Scaleauto




Equipado com novo chassis RT3 MWB, com múltiplas regulações, motor sidewinder de série.
O carro + preparação em sidewinder, rondará os 60€, o inline ficará pelos 80€ e o anglewinder pelos 90€.
Cockpit em lexan + 5€.
Este carro poderá competir nos Rallys da Tertúlia, na categoria NGT, nas respectivas classes NGT1/NGT2 e NGT3.
Estará disponivel na semana da próxima prova (dia 9 de Março), para aquisição um carro na especificação de NGT3, a fim de poder participar na mesma.

Ficha Técnica

Carroceria original com adopção de co-piloto em cockpit original ou de lexan
Chassis de série
Motor Scaleauto SC25
Bancada de motor Slot.it
Cremalheira 31 Slot.it
Pinhão Z10 Sloting Plus
Eixos de série
Pneus Scaleauto Spirits
Jantes de série
Patilhão Scaleauto com suspensão
Supressão do spoiler dianteiro
Substituição do aileron de série pelo mais pequeno de acordo com o piloto.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

TROFÉU " AUDI R8 " - 2013 - 1ª Prova

Caros slotistas

Hoje, dia 9, realizou-se na Tertúlia, a 1ª Prova deste magnifico Troféu.
NINCO e NSR, foram as duas marcas em confronto. A NSR saiu vencedora.




José Carta, inicia o Troféu com uma vitória, mas tendo uma luta interessante de seguir, com a revelação deste ano, de seu nome Covão Júnior.
À entrada para a última passagem, José Carta só tinha uma vantagem de pouco mais de um segundo, só que Covão Júnior sofre duas saidas no 1º troço, comprometendo logo aí  a excelente prova que vinha fazendo, deixando o lugar para o seu pai Nuno Covão.
Todos os pilotos da frente, sofreram várias saídas, à excepção de José Carta que fez uma prova limpa, sem uma única saída de estrada. Há dias assim, já noutros não se pode falar do mesmo.
Estes troféus tem uma particularidade, que é a aproximação entre os diversos pilotos, veja-se os tempos de Tiago Carta, Bruno Matos, Covão Júnior e Filipe Loureiro, todos no segundo 364.
Igor Reis e José Júlio Azevedo, estiveram um pouco abaixo das suas reais potencialidades.
Outro piloto, Manuel Sampaio, continua sem concentração, saíndo muito penalizado deste inicio de época.
Nos Consagrados B, Luis Sampaio, venceu, seguido de Bruno Francisco e David Guerreiro.

CLASSIFICAÇÕES OFICIAIS





Saudações