terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O ESTADO do SLOT

Caros slotistas

O SLOT como hobby tem duas vertentes, a de lazer e a competição.
Quanto ao lazer, verificamos que todos os fabricantes de pistas ( NINCO, SCALEXTRIC, CARRERA ), pouco tem desenvolvido na divulgação dos seus produtos, não cativando as camadas mais jovens para poderem ingressar neste mundo apaixonante.
No que diz respeito aos fabricantes de componentes de competição ( Carros e Acessórios ) têm andado um pouco fora da realidade actual, apresentando nas feiras lançamentos de deixar água na boca dos praticantes e só depois um ano e mais é que aparece algumas das novidades publicitadas.
Talvez devesse haver mais contenção nos apregoados lançamentos e se dedicassem mais a modelos específicos já devidamente preparados para que o iniciante não tivesse a necessidade de alterar quase tudo, gastando para além do valor do carro, outro tanto em material de substituição.
Algumas marcas já se aperceberam desta realidade, vindo a alterar a sua postura, oferecendo produtos de qualidade, prontos ou  quase prontos a competir, destacando-se a OSC em carros para Rally, BLACK ARROW, NSR e SCALEAUTO com carros preparados para Velocidade e com componentes para os alterar para Rally.
Quanto aos CLUBES deveria e seria desejável uma uniformização dos seus Regulamentos a fim de os pilotos poderem usufruir de mais provas sem que tenham a necessidade de alterações.
Em Espanha que é o TOP do Slot, as coisas não vão bem e todos os intervenientes neste hobby já começaram a despertar para a realidade actual, ou tomam outras directrizes e aos poucos vão dando apetência para aqueles que estão a começar e para os outros que já cá andam a algum tempo,  não os deixar perder o interesse, ou então têm a sua posição no mercado comprometida, porque não havendo consumidores também não há escoamento de produto.
A nossa realidade em Portugal, é a de Clubes e praticantes, não havendo fabricantes, daí haver também uma premente necessidade de quem está  a actuar nas organizações de Provas, de acompanhar os actuais praticantes e cativar outras gerações mais novas, dando a conhecer o que é verdadeiramente o SLOT.
Aconselho todos os apaixonados pela modalidade, a ler com atenção os dois artigos divulgados pela Slotcar-Today, ( http://www.slotcar-today.com/es ), exactamente divulgando como está o slot no seu geral.
São várias as entrevistas e  testemunhos bem interessantes.

Saudações

Sem comentários:

Enviar um comentário