sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

LAMBORGHINI - A sua HISTÓRIA

Caros slotistas

De vez em quando, vamos partilhar convosco a história das marcas mais emblemáticas da industria automóvel.
Iremos dar inicio à Lamborghini, marca a que estive ligado à muitos anos, mas no sector dos tractores, numa empresa importadora dos mesmos na década de 60 e que importou também para Portugal o primeiro Lamborghini Miura que regalava os olhos a qualquer ser humano. Já lá vão uns bons 50 anos.


AUTOMOBILI LAMBORGHINI S.p.A, com sede em Modena de SantAgata Bolognese, é desde 30 de Outubro de 1963 um fabricante italiano de automóveis desportivos de luxo e de altas performances.
O seu fundador foi Ferruccio Lamborghini, então fabricante de tractores que inicialmente utilizava motores de tanques da 2ª Guerra Mundial.
Este homem era um fazendeiro, descendente de toureiros, sendo também proprietário de um Ferrari, pois a sociedade da época mais abastada utilizava automóveis dessa marca.
Um dia quando estava a efectuar a revisão do seu Ferrari, tendo tido alguns problemas não solucionáveis de embraiagem, e por sorte desse mesmo dia encontrou Enzo Ferrari, manifestando o seu desagrado com a fiabilidade do seu modelo.
Enzo não gostou e respondeu-lhe com alguma arrogância dizendo-lhe que ele era um mero agricultor, fabricante de tractores não lhe admitindo falar mal dos seus carros.
Ferruccio sentindo-se ofendido respondeu-lhe: Pois fique sabendo que irei seu rival, demonstrando-lhe como se faz um carro verdadeiro.
Ferruccio que tinha imenso poder económico, contrata uns quantos engenheiros de renome para iniciar a construção dos seus carros, tais como Dallara, Bizzarrini e Stanzani.
O primeiro carro designado de 350 GT, nasceu em 1964, com um chassis desenhado por Dallara e equipado com um motor V12 idealizado por Bizzarrini.
O carro fez sucesso e foi produzido até 1968.
Entretanto em 1966 foi lançado o mítico Miura, desenhado por Luigi Bertone e dotado também de um motor V12. Foi um tremendo sucesso, acabando a sua produção passados 7 anos precisamente em 1973.
Durante estes 7 anos outros modelos foram lançados e produzidos, tais como o Islero, que substituia o 400GT, o Espada sendo o primeiro Lamborghini para quatro passageiros, o Jarama que substitui o Islero e o Urraco que permitiu em 1972 entrar no segmento dos super-carros.
Nesse ano de 1972, a Lamborghini vendeu 51% das suas acções a um suiço e dois anos mais tarde os restantes 49% a outro suiço.
Ao londo dos anos e até aos dias de hoje esta marca emblemática tem produzido carros de sonho, sempre com tecnologia de ponta.
Como curiosidade, a escolha do logotipo foi de um Touro, mantendo-se até à actualidade e os modelos tem tido sempre o nome destes animais, não fosse o fundador da marca ligado ao mundo da tauromaquia.
Actualmente a Lamborghini pertence ao grupo Volkswagen AG , ligada à divisão Audi AG onde partilha tecnologias entre os seus modelos e os da Audi, mais precisamente o R8.
Desde a sua fundação a Lamborghini lançou 32 modelos e 136 versões, conforme se passa a discriminar:

350 GT - (1964) - 1 versão
400 GT - (1965) - 1 versão
3500 GTZ - (1965) - 1 versão
Miura - (1966 a 1972) - 5 versões
Marzal - 1967) - 1 versão
Islero - (1968 a 1969) - 2 versões
Espada - (1968 a 1978) - 3 versões
Jarama - (1970 a 1976) - 2 versões
Countach - (1971 a 1989) - 9 versões
Urraco - (1973 a 1979) - 6 versões
Bravo - (1974) - 1 versão
Cheetah - (1977) - 1 versão
Jalpa - (1982) - 1 versão
LM - (1984 a 1991) - 5 versões
Portofino - (1987) - 1 versão
Diablo - (1990 a 2001) - 9 versões
Cala - (1995) - 1 versão
P140 - (1995) - 1 versão
Murcielago - (2001 a 2010) - 11 versões
Gallardo - (2003 a 2013) - 33 versões
Concept S - (2005) - 1 versão
Reventon - (2007) - 1 versão
Sesto Elemento - (2010) - 1 versão
Aventador - (2011 ao presente) - 18 versões
Veneno - (2013 ao presente) - 2 versões
Egoista - (2013) - 1 versão
Huracan - (2014 ao presente) - 10 versões
5-95 by Zagato - (2014) - 1 versão
Asterion - (2014) - 1 versão
Centenário - (2016 a 2017) - 2 versões
Urus - (2017 ao presente) - 2 versões
Terzo Milénio - (2017) - 1 versão




No slot já existia uma versão do Gallardo do fabricante Ninco.
Recentemente foram introduzidos no mercado o Lamborghini Huracan da Sideways e o Murcielado da Black Arrow.







Saudações

Sem comentários:

Enviar um comentário