terça-feira, 17 de setembro de 2013

A L B A - Um HISTÓRICO desportivo MADE IN PORTUGAL

Caros slotistas

A nossa história como construtores de automóveis desportivos teve nos anos 50 o seu esplendor como vamos dar algumas informações sobre a marca ALBA.


A ALBA foi um automóvel português muito original, construído e desenvolvido pela Fábrica Metalúrgica de Albergaria A Velha no ano de 1952, inteiramente desenhado então pel  português António Augusto Martins Pereira e também ele responsável pelo motor, um 1500 cm3 debitando 90 Cv, 4 cilindros, duas velas por cilindro, duas árvores de cames à cabeça e caixa de 4 velocidades, atingindo na altura a modesta velocidade de ponta de 200 Km/h.
Os dois primeiros automóveis construídos, tinham a carroçaria em fibra de vidro, inspirados nos desportivos italianos da época.
Já o terceiro e último modelo,( pois foram só 3 os construídos ) utilizava um estilo mais britânico, sendo mais curto e com  formas menos arredondadas, mas mais conservadoras.
A empresa teve a sua fundação em 1921, com a designação inicial de Fundição Lisbonense, sendo mais tarde alterada para Fundição Albergariense.
O seu fundador Augusto Martins Pereira, nasceu em 1885 em Sever do Vouga.
O símbolo da marca foi desenvolvido por Daniel Constant.

Sem comentários:

Enviar um comentário