Caros slotistas
A aposta está ganha.
Decidiu-se fazer um Critério de Históricos 65 e um Troféu dedicado aos modelos da Lancia nesta primeira parte da época de 2014 e verifica-se uma adesão por parte dos praticantes, bem maior do que estava previsto.
Na primeira prova dos Históricos, compareceram nada mais nada menos que 20 pilotos !! em ambas as classes em disputa, a 1 com motores de caixa curta e a 2 com motores de caixa longa.
A prova foi disputadíssima, prevendo-se para a próxima ainda significativas melhorias tanto na preparação das montadas como na condução destas máquinas de outros tempos.
A disponibilidade e o agrado dos pilotos por modelos Históricos foi relevante.
Oito dias depois, novo desafio, Lancia Trophy, destinado aos modelos desta mítica marca italiana, onde compareceram 18 pilotos, na maioria tripulando 037 da Ninco, exceptuando-se Nuno Covão que estava com um 037 da Fly e José Carta com um Stratos da Ninco.
Foi mais uma prova ao rubro, essencialmente porque alguns dos pilotos prepararam os seus carros com o último grito de material disponível no mercado, essencialmente a nível de motor que melhorou e bem as performances dos modelos.
Quem diria que estes modelos da Ninco preparados, dariam um Troféu tão interessante de fazer.
A Tertúlia sempre que possivel, irá criando novas soluções para o Rally Slot, de modo a que os pilotos tomem contacto com outras realidades.
Começámos em 2011 com os Citroen C4 Inline, sendo para nós a escola para os pilotos que se estavam a iniciar, criando então um Campeonato de Iniciados com este modelo.
O tempo deu-nos razão, este carro está para durar.
Entretanto a Ninco resolveu substituir a posição do motor, passando-os para anglewinder, e aí tivémos como é natural de alterar a situação, porque quem adquira actualmente um C4, ele vem já com as novas especificações, não só de motor, como de cockpit, passando este também para lexan.
Dentro do Troféu que então se estava a disputar, criámos duas classes, a C4/1 com motor Inline e a C4/2 com motor anglewinder, para que os pilotos se distríbuissem por ambas.
Para este ano de 2014, a maioria dos pilotos que vão estar presentes depois de fazerem um pequeno investimento, o farão com a posição de motor anglewinder.
No entanto as duas classes vão-se manter durante o Troféu deste ano.
No tocante aos Grupo N/Super N, outra surpresa foi o número interessante de pilotos em C4, provando que não querendo investir muito, um único carro pode fazer em simultâneo duas categorias.
Vamos esperar pela classe rainha que é a GTR, para vermos as potencialidades das forças em presença. Iremos apostar este ano e após insistência de alguns pilotos nos Nocturnos SCX e aqui também vai surgir algumas novidades.
A partir de Setembro vão aparecer os Clássicos e também os Grupo B, e aqui também irá aparecer novos produtos já anunciados por algumas marcas.
Por último e também a partir do mês de Setembro, irão regressar os Audi R8 para disputarem o seu Troféu.
O Troféu VW Polo ficará para 2015.
Será um ano em cheio em matéria de Rallys.
Saudações
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